Galo da Pan doa brinquedos arrecadados em Encontro de Cinema

20 10 2009

DSC01655No dia 16 de outubro (sexta-feira) foi realizada a doação dos brinquedos arrecadados durante o 1º Encontro de Cinema Galo da Pan – Papachibé em Foco, para crianças que estudam na escola Maroja Neto (Av. Pedro Miranda, entre Chaco e Curuzú). A entrega dos brinquedos foi realizada durante a comemoração promovida pela diretoria da escola em virtude do dia das crianças, onde as mesmas puderam brincar durante a tarde, havendo dinâmicas, historinhas e outras atividades desenvolvidas por parceiros, que culminou na divisão das crianças em suas respectivas classes, onde as mesmas puderam lanchar, dançar e receber os brinquedos, juntamente com brindes.

Representando o curso de Comunicação Social da Fapan esteve presente a coordenadora do curso, Dayse Cunha Moraes, juntamente com Tânia Monteiro (docente da FAPAN) que coordenadora do projeto “Sala de Leitura” naquela escola e Acauã Pyatã, organizador e curador do encontro de cinema e diretor de redação do Blog Galo da Pan para registra e fazer as doações.

“É muito legal e gratificante notar o brilho nos olhos de crianças ao receberem estes brinquedos, que para os alunos que participaram do encontro veio a ter pouco custo, mas para os pequeninos, significa muito, onde alguns deles quem sabe pouco saibam o que significa poder ter um brinquedo novo, visto as dificuldades que suas familias enfrentam. Que bom que eles podem estar exercendo um dos direitos fundamentais de ser criança, que é brincar, ser feliz e sonhar.” disse Acauã.

Curiosidade

DSC01635 Foi notado durante o evento, alguns garotos que estavam mais dispersos para um canto em relação as outras pessoas, brincando ou quem sabe levando a sério a prática de dança de rua, onde estes conseguem executar vários movimentos bem legais, similares aos garotos mais velhos que se observa em São Braz, com destaque para o maior grupo de dança de rua de nossa cidade, “Amazon Bee Boys”.
A diretoria da escola informou que embora hajam turmas pelo turno da noite, é pelo turno da tarde o maior índice de violência e invasão a comunidade escolar, sendo flagrado pela câmera, uma forma interessante de apresentar resistência contra a pratica da violência. Isto talvez sinalize uma boa opção a ser explorada junto a estas crianças como forma didática para afasta-los da violência com aquilo que eles gostam e fazem, brincar e dançar.

Mais pela frente
DSC01652É intenção e ideia ainda a ser amadurecida, a criação de parceria entre a diretoria da escola Maroja Neto e discentes da FAPAN para o desenvolvimento de projetos sociais e pesquisa através de minicursos e oficinas com os pequenos alunos a fim de incentivar o potencial artístico, criativo e de desenvolvimento destes. A principio a ideia a ser discutida será a de levar alguns filmes de animação curta metragem paraense para a exibição em uma sessão de cinema para as crianças e uma tarde de gincana com jogos de rua (aqueles mesmos que brincava-mos quando criança: taco-boll, pira garrafa, queimada, pira camisa e etc…).

Enquanto tais projetos não ocorrem, ficamos contando com o apoio e participação de nossos amigos internautas que nos visitam e todos os que estiverem interessados em fazer parte do desenvolvimento de projetos que visem principalmente a comunidade, afinal de contas publicidade e propaganda não é somente produtos e serviços, mas quem sabe publicar sorrisos e propagar esperança.

Todas as fotos podem ser vistas clicando aqui, na galeria on-line da turma Darwin.

Matéria e fotos de Acauã Pyatã.

Anúncios

Ações

Information

One response

22 10 2009
Nayra Bastos

A-D-O-R-E-I !!
Essa escola fica bem pertinho do prédio da minha avó e inclusive uma das babás do meu irmão já estudou lá.
É mesmo um lugar que possui muitos jovens infratores, e achei muito bacana esse projeto de voces. Espero que a parceria dê certo!
Ultimamente não tenho tido muito tempo, senão até eu tentaria participar 🙂
Um abraço e parabéns!

P.S.: qual é esse “pira-camisa”? Eu não lembro!
P.S.2: ri demais do Acauã falando. HSUAHSUAHSUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: