Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Publicidade e Propaganda

1 09 2009

Por Willy Renan C. Figueirêdo (2º semestre – CSPP – FAPAN – Hidra)

Um calouro com uma pequna dívida.

Um calouro com uma pequena dúvida.

Começo do 2º semestre e um monte de calouros circulam pelos corredores da faculdade, empolgados e com inúmeras dúvidas em relação ao curso, ao mercado, entre outras coisas (eu sei como é isso muito bem! tenho dúvidas até hoje).

E com relação a essas dúvidas freqüentes entre pessoas que entram em um determinado curso, decidi postar um artigo com a intenção de esclarecer algumas dessas questões relevantes ao curso de Publicidade & Propaganda.

Vamos lá então:

1º – Comunicação Social e Publicidade & Propaganda.

A Comunicação Social é um campo de conhecimento acadêmico que estuda a comunicação humana e o seu impacto no meio social. A atividade de Comunicação é uma das mais importantes na sociedade. É através dela que os povos registram a sua vida e sua evolução, promovendo interação. A Comunicação também é essencial à economia e, não por acaso, ela se estabeleceu como um dos principais alicerces da globalização.

O comunicólogo é um profissional que estuda os aspectos da comunicação e através dela a inserção de informações, idéias, conceitos e etc. e como o público absorve isso tudo.

O Curso de Comunicação Social é dividido nas habilitações: Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade & Propaganda,Radio & TV, Cinema, Multimídia, Publicidade e Marketing, Marketing e algumas outras. Mas como somos alunos de Publicidade & Propaganda é justamente essa que vamos abordar.

O curso de Publicidade & Propaganda tem como objetivo criar profissionais direcionados a difusão pública de idéias associadas a empresas, instituições, indivíduos, produtos/serviços e etc.

No curso, que tem duração média de quatro anos. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda – política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo.

Washington Olivetto um dos maiores publicitário do mundo.

Washington Olivetto um dos maiores publicitário do mundo.

2º – Então o que faz um publicitário?

O publicitário analisa o produto ou o serviço a ser oferecido e o mercado a que eles se destinam, determinando a melhor forma de apresentá-los ao público e garantir as vendas. Ele define o perfil do consumidor por meio de dados como faixa etária, nível sócio-econômico, hábitos de consumo e costumes culturais. Aprovada a campanha, o publicitário começa a produzi-la: cria textos, faz filmes, comerciais, anúncios e outdoors. Também veicula as peças publicitárias, escolhendo os veículos de comunicação mais adequados para atingir os consumidores daquele produto ou serviço. Durante a campanha, pesquisa o nível de apreensão e compreensão da mensagem pelo público.

O que você precisa para ser um publicitário? Criatividade, Capacidade de convencimento, capacidade de pensar e agir sobre pressão, dinamismo, espírito competitivo, habilidade para trabalhar em equipe e ousadia são algumas delas.

O publicitário é um mago de idéias criativas, um profissional que tem como principal desafio envolver e surpreender o público.

3º – Como funciona uma agência de publicidade?

A agência de publicidade é responsável por fazer a comunicação da empresa com o público. É de sua competência coisas como: Promover a divulgação de empresas, produtos/serviços, marcas, instituições, pessoas e etc.; Posicionar ou reposicionar a marca e/ou produto/serviço no mercado; Criar a identidade de uma empresa; Modelar ou remodelar a sua identidade visual; Decretar a “morte” do próprio produto (a fim de colocar outro em seu lugar) ou atacar produto da concorrência (geralmente feito de maneira indireta).

Uma agência de publicidade.

Uma agência de publicidade.

Uma agência é responsável por assessorar o anunciante em suas necessidades de propaganda, executando trabalhos para a sua realização, coordenando o trabalho dos fornecedores e produtoras, e intermediando as relações entre o cliente e o veículo de comunicação. Para veiculações ou produções em sua cidade, Estado ou em outras regiões, o trabalho da agência dinamiza e racionaliza as atividades de sua empresa. Uma agência de publicidade pode ser de grande porte ou de pequeno porte e ainda assim atender a demanda do mercado. A oferta deste tipo de serviço é grande e aumenta a cada ano. A quantidade de profissionais que se formam é enorme e a busca por qualidade e preço é tão grande quanto a pelo menor preço.

Departamentos de uma Agência de Publicidade.

  • Atendimento: é o responsável por fazer o link entre cliente (anunciante) e agência. É o profissional de Atendimento que elabora o Briefing (documento com informações importantes sobre o cliente) e, a partir das informações desse documento é feito o trabalho de criação da campanha publicitária.
A cobra e o pássaro, atendimento publicitário e o cliente respectivamente.

A cobra e o pássaro, atendimento publicitário e o cliente respectivamente.rsrsrsr

Uma vez desenvolvido um trabalho (que pode ser uma campanha ou um anúncio isolado), é o atendimento quem mostra ao cliente.

Mas o trabalho do Atendimento não se resume somente a trazer novas contas a agência, mais que isso o atendimento é um gestor. Ele é o grande responsável pela rentabilidade da conta na agência, concentrando todas as informações relativas a faturamento, custos e gastos internos. É através do atendimento que novos negócios são gerados, pois ele é a porta de entrada de todos os projetos e a voz da agência para o cliente.

Para isso, o profissional deve concentrar o maior conteúdo de informações sobre o negócio do cliente e sobre o próprio negócio, além dos hábitos e atitudes dos seus consumidores.

O fato de ser uma interface entre cliente e agência não é o objetivo final do atendimento e sim o meio através do qual ele atinge o seu objetivo: gerar negócios para os seus clientes e principalmente gerar negócios para a agência.

  • Planejamento: trabalha com os planos de marketing, comunicação, utilização da verba, entre outros.
Planejamento,mexa uma peça errada e já era.rsrsr

Planejamento,mexa uma peça errada e já era.rsrsr

O planejamento é o setor responsável pela avaliação da campanha, pela pesquisa, considera aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe – permite controle apropriado, serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente, melhor coordenação das interfaces do projeto, possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos, e propicia um grau mais elevado de acertividade nas tomadas de decisão.

É o planejamento que elabora o plano de comunicação, definindo claramente o seu objetivo. Três aspectos básicos devem ser indicados: O que esperamos atingir, como esperamos atingir e pra quê atingir?

Então o planejamento elabora a maneira que vamos usar para atingir aquilo que esperamos, ou seja, através de uma vantagem especial naquele momento da campanha.

  • Criação: É onde a “mágica acontece”.
publicitário criando.rssrsrsr

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É este o responsável pela elaboração das idéias que serão utilizadas nos anúncios/campanhas que envolvem vários meios de comunicação: o comercial de televisão; os anúncios de mídia impressa (revistas e jornais basicamente); as mídias externas (outdoors, outbus, frontlights, backlights, entre outros); as peças de marketing direto (folders, malas-diretas, folhetos…); materiais promocionais (camisetas, bonés, brindes diversos); banners; cartazes; entre diversos outros recursos de comunicação.

O termo criação publicitária diz respeito ao processo de confecção de peças comunicacionais com finalidade comercial, institucional, política, educacional, governamental, artística, etc, para a promoção ou venda de um produto, uma marca, uma empresa, um objeto, ou um serviço. Entre os objetivos, destacamos a intenção de despertar o desejo de compra do consumidor, o fortalecimento de uma marca em relação aos seus concorrentes, a criação de uma imagem pública favorável.

A criação tem como maior objetivo despertar o interesse do público para aquilo que esta sendo anunciado, transformar objetos em sonhos, fazer com que as pessoas “comprem” aquela ideia, de criar a empatia, comunicar um conceito associado a um produto/serviço ou uma causa, com a finalidade de vender isso a um público específico.

Hierarquicamente o Departamento de Criação se divide assim:

Diretor de criação: Ele é o responsável pelo setor de criação, a responsabilidade do mesmo é supervisionar o trabalho feito pelos demais profissionais, a palavra final sobre cada peça (aprovação ou reprovação) também é dele, caso algo não saia como planejado com relação a uma peça, a responsabilidade é dele.

Diretor de arte:
Esse é parte de uma dupla (raramente trabalha sozinho). O trabalho dele é com as imagens e é subordinado direto ao diretor de criação, sendo livre parar criar, porém o trabalho final tem que passar pelo crivo do superior antes de ir para a rua.

Redator:
Completa a dupla com o profissional citado acima, é ele quem cuida dos textos da peça, porém não existe um “padrão”, já que os mesmos podem opinar na área que compete ao outro e etc. Este também é subordinado ao diretor de criação, porém geralmente o diretor de arte e este chegam a um denominador comum, sendo que apenas quando isso acontece é que o diretor de criação avalia o conceito.

Assistente de criação:
Este é o “faz tudo”, ele está subordinado ao redator e ao diretor de arte, além de cumprir as tarefas delegadas pelo diretor de arte e ou redator, também prepara os arquivos para gráficas, além de outras funções que podem ser relevantes ou não.

  • Mídia: área onde se estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens publicitárias.
Na hora de anunciar qual o veículo escolhar?Relaxa o dpto de Mídi faz isso pra você.

Na hora de anunciar qual o veículo escolher?Relaxa o dpto. de Mídi faz isso pra você.

Basicamente é ele quem decide em que emissoras de TV o comercial do cliente X irá aparecer e quantas vezes, dependendo da verba. Ele é quem controla o uso da verba em si também no quesito impressos (em alguns casos apenas). É também responsabilidade DELE fazer com que a fita chegue a emissora e que o comercial e/ou spot de rádio seja exibido no horário e dia determinados. Ele também é responsável por escolher quando e onde no quesito internet.

A Mídia é parte absolutamente integrante do processo mercadológico. As empresas cuja estratégia de gestão tem base nos conceitos atuais de marketing e que necessitam, para fazer funcionar o processo de promoção, que é elementar no marketing, fazer uso da propaganda para veicular e expor a sua marca para o mercado fazem necessariamente uso da mídia, pois a mídia é indispensável para a existência da propaganda. Isso deve ser entendido como investimento para geração de resultados.

Dentre tantas funções, podemos sintetizar que sua função básica é propor caminhos para que a mensagem chegue ao público-alvo. Porém com o passar do tempo, essa tarefa se tornou bem mais complexa, exigindo do profissional um conhecimento mais específico e aprofundado dos diversos meios de comunicação, Modo de comunicação massivo.

Atendimento (publicidade), Planejamento, Criação publicitária e Mídia são os quatro principais departamentos dentro de uma Agência de Propaganda. No entanto, existem ainda outras funções, como produção gráfica, departamento fotográfico, pesquisa, RTVC e tráfego.

4º – Mas um publicitário só pode trabalhar em agência?

A área de atuação de um publicitário é muito ampla, as agências são apenas a ponta do iceberg. Um bacharel em Publicidade & Propaganda é um profissional capacitado para desempenhar inúmeras funções e trabalhar em vários departamentos, tais como: Consultorias de Marketing, assessorias de comunicação e/ou imprensa, produtoras de áudio visual, produtoras de eventos, rádios, TVs, Relações Públicas (apesar de possuir um profissional mais específico para esse cargo), jornalista (ainda mais agora sem a obrigatoriedade do diploma), e em qualquer área que precise de um profissional dedicado a área de comunicação.

Será que essa imagem responde a pergunta ao lado?

Será que essa imagem responde a pergunta ao lado?

5º- E o mercado? Tem vaga pra todo mundo?Como acontece em outras áreas, o mercado publicitário não tem a capacidade de absorver todos os formandos que saem aos montes das faculdades e dos inúmeros publicitários que estão desempregados. Mas qual seria a saída então? O que podemos fazer pra mudar esse quadro?

Transformar o “limão” em “limonada” de veras não é fácil! Mas novas barreias requerem novas soluções. Acabou o tempo de pensar que publicidade é só outdoors, panfletos, filmes, spots e etc. A publicidade tem que criar meios mais criativos de fazer parte do cotidiano das pessoas, uma integração maior com o cliente e suas necessidades se faz necessária, o uso intensivo de novas mídias também (para se ter um idéia o segmento de web publicidade é o que mais cresce no mundo, mas ainda é pouco explorado no nosso país).

Fazer essa releitura dos caminhos a serem seguidos pela publicidade não é só uma questão de inteligência, é uma questão de sobrevivência!

Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas.Valeu galera!!

Fontes:

Wikipédia :http://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade

Publicitando idéias: http://pedrobrasil.wordpress.com/2007/04/30/agencia-de-publicidade/

Sobre Sites: http://www.sobresites.com/publicidade/

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Ações

Information

15 responses

2 09 2009
Acauã Pyatã

O artigo está muito interessante e super apropriado para aqueles que pretendem conhecer sobre o curso e a profissão, e principalmente para aqueles que estão no curso mas ainda não sabem direito que diabos estão fazendo la. É um artigo de linguagem simples e fácil. Com certeza o Renan acertou nessa, alias… vocês dois (Renan e Ramon) tem acertado muito ultimamente, isso garante a qualidade do conteúdo deste blog! Parabéns pelo esforço pessoal! Estão me saindo ótimos blogueiros!

2 09 2009
willyrenan

corrijido chefinho.rsrsrsrs

9 09 2009
admfapan

Blog muito interessante! parabéns, acompanho smpre que posso!

13 01 2010
marli

é realmente essas informaçoes passadas aqui,podem ajudar muito quem ainda esta em duvida em fazer ou nao fazer um curso de publicidade,eu estou cursando,e ate minha sduvidas foram exclarecidas adorREiiii

7 10 2010
T a t a a H

-NoossaaaaaaH ameeeii ‘
– Estoou na 8ª série e jaah penso muiito na miinha faculdade ‘
– Estaca indecisa entree Jornaliismo e Publiicidadee ‘
– Ameei muiito , akii ten tudo que eu preciiso ‘
-Continuem assim ‘
-Beijos ♥

9 01 2011
willyrenan

Muito obrigado pelo carinho Tattah . O Galo da Pan não está mais ativo, agora estamos com um novo projeto o Galofone. Acesse que tem muita coisa interessante lá.

7 10 2010
T a t a a H

EStava*

8 10 2010
dayane

ola esta perfeito seu arttigo sobre publicidade, realmente vc tirou todas as minhas duvidas sobre o curso e me deixo com mais vontade de exercelo.

adoreiii!

9 01 2011
willyrenan

Muito obrigadopelo carinho Dayane. O Galo da Pan não está mais ativo, agora estamos com um novo projeto o Galofone. Acesse que tem muita coisa interessante lá.

16 10 2011
Tamiris Santana

Bom, pra começar…
Esse artigo arrasouuuu.
Muito bom mesmo, entrei em muitos outros, mas este tirou o restinho de dúvidas que tinha, mas falta uma muito interessante para mim
“Como se especificar em uma área, por exemplo a de ATENDIMENTO , pois é a que eu quero exucuta?
Por favor, responde taa?
BEJUXXXX

24 12 2011
willyrenan

Olá Tamires. Bom funciona assim: Você faz a faculdade normal. No decorrer do curso você mesmo vai se direcionando para área que mais se identifica, é um processo natural. Claro que é sempre bom fazer cursos que complementem a sua formação superior, mas a própria faculdade já te dá um cenário para você desenvolver as suas habilidade e escolher onde quer atuar. Depois de terminado o curso você pode fazer uma pós área mais próxima da que você escolheu.

13 04 2012
Viviane Martins

Nossa gostei bastante faz um tempo que estava tentando encontrar algo para mim ser no futuro que combinassem comigo e que eu gatasse muito de fazer e o site me ajudou bastante!
🙂

13 04 2012
willyrenan

Olá Viviane. Que bom que tenha gostado do post. Publicidade é um curso muito bom, mas para tirar o maior proveito possível você sempre tem que estar informada, ou como dizemos, antenada. Infelizmente o blog Galo da Pan não foi continuado, pois cada blogueiro decidiu partir para os seus próprios projetos. Se você quiser conhecer o meu trabalho e ficar sempre bem informada, o meu blog é o http://willyrenan.wordpress.com/ e você também pode curtir a minha fanpage http://www.facebook.com/pages/The-Willy-Blog/138256956259645. Sempre coisas legais pra você.

16 05 2012
Ana Lídia

Sensacional!

10 09 2012
Paulo Aguiar

Muito bom, tirei muitas dúvidas.

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