Hollywood e a magia do cinema

26 08 2009

Hoje o blog Galo da Pan irá postar o seu 100º artigo, e nada melhor para comemorar o nosso 100º post do que a colaboração de nossos alunos no blog. Hoje um dos alunos do curso sem saber é o responsável por este artigo comemorativo, e ele irá tratar de cinema, falando um pouco da história de Hollywood. Alguns podem se perguntar, o que cinema tem haver com comunicação e principalmente publicidade e propaganda? Querem descobrir? Continuem lendo o Galo da Pan e participem do 1º Encontro de Cinema. Agora com vocês o artigo do colega.

hollyHollywood é a maior indústria cinematográfica do planeta. No início do século XX, os produtores de filmes procuravam um local que proporcionasse a facilitação de filmagens, já que na época não tinha muitas oportunidades e o meio cinematográfico era ainda muito pobre. Um clima propício a pouca chuva e boa luz eram “tudo” que eles queriam, pois equipamentos de iluminação eram muito caros, e eles acabaram encontrando este local que se adequou a ótimas filmagens. Cineastas de toda parte do mundo se instalaram ali, e foi surgindo às indústrias, hoje esse distrito de Los Angeles, chamado Hollywood, tem um reconhecimento mundial por ser a maior fonte de produção de filmes, e é de lá que sai os filmes mais bem produzido e os mais caros já filmados.

                Hollywood já foi autor de filmes que marcaram época, quem nunca viu Titanic? Titanic teve um salto gigantesco na década de 90, foi o filme mais contemplado, segundo o cineasta James Cameron e produtor da longa, o filme foi o mais caro da historia na época, foram gastos U$ 200 milhões, e foi arrecadado com bilheterias U$ 1,8 bilhão. Titanic foi um marco, poucos filmes chegaram a sua magnitude. Anos depois a criação de novos efeitos gráficos e o desenvolvimento da tecnologia em geral facilitou a produção de outros grandes filmes, como: Senhor dos anéis, Homem aranha, Harry Potter e Batman. Hoje o Recorde do filme com o maior gasto é o Homem aranha 3, segundo fonte da Sony ele custo U$ 300 Milhões, no total incluindo produção e marketing foram gasto U$ 500 milhões no filme, mas o Record de bilheteria do Titanic jamais foi batido.

                A magia do cinema é tanta que foi considerado a 7ª arte, quem nunca chorou ou saiu “puto” da frente da TV porque não se conformou com o final triste do filme? Ou nunca doeu a barriga de tanto rir de uma comedia romântica ou um “besteirol americano”? Quem nunca pensou que sua vida poderia dá um filme? Quem nunca assistiu a um filme numa tarde chuvosa ou numa noite de domingo? O cinema faz parte da nossa vida, ele movimenta, não só a economia do mundo, como sonhos de milhões de pessoas e a vida de cada uma dessas pessoas daria um filme, só bastaria ser gravado por câmeras e não só por memórias, pois as lentes das câmeras hoje serão os olhos do presente amanhã.

diogoEste artigo vou enviado ao blog pelo aluno Diogo Ortega Piovezan, cursa Com. Social – Publicidade e Propaganda conosco aqui na FAPAN, aluno da turma CS2P34 (Darwin) e um cara muito doido e bacana que diz: “A simplicidade da vida é fazer dela nćo só algo para viver, é preciso entende-la e fazer por onde”.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

26 08 2009
renan

pow fico muito feliz de ver outros colegas postando conteúdo no blog. espero q isso se torne hábito e que sejam mais frequêntes artigos de outros colegas!
valeu

27 08 2009
Deyvisson

Eeeeeeeeee…é isso Diogo…
Tá 10!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: