Publicidade é Venda?

7 07 2009

Por Ramon Kenny (Não, na minha modesta e humilde opinião, um aluno de publicidade e propaganda, a caminho do 2º semestre na Fapan)

masc-weaponTenho esse pensamento, pois, muitos que não são da área afirmam categoricamente que ser publicitário é ser vendedor. Lógico, que o objetivo de um anunciante, é ter maior visibilidade pra sua marca, produto ou serviço. E essa maior visibilidade gera sim lucros e vendas, mas muitas vezes, o objetivo de uma campanha não é apenas vender, mas também de divulgar, difundir, propagar, tornar conhecidos a marca, produto ou serviço.

Há muitos dentro da nossa área que pensam de forma diferente da minha. Afirmam que é venda sim. Acredito que quem pensa assim, pensa diretamente no retorno financeiro que uma campanha bem sucedida pode proporcionar. Isso não é ruim ou falta de caráter, é apenas uma questão de escolha e posicionamento.

Eu escolho a forma romântica de encarar a publicidade, pois eu acredito que podemos transformar sim o meio em que vivemos, porém antes de transformar o mundo, cada um precisa mudar, de forma a servir como modelo a ser seguido. Nossa sociedade caminha cada vez mais para um ‘abismo solitário unificado’, onde quem tem ‘status’ tem por possuir determinados bens ou produtos. E isso determina se uma pessoa é ou não boa. Determina para uma parte que só dá valor ao consumismo desenfreado. Digo isso, consumismo desenfreado, pois, a indústria mundial alimentícia, produz pro ano, comida para alimentar 18 bilhões de pessoas. O mundo temauto 6 bilhões de habitantes, e ainda existe fome em todo o mundo.

Precisamos sim repensar no modo de agir, de viver, tanto em família, com nossos amigos, no nosso trabalho, pois estamos correndo o risco de não deixarmos um futuro bom para os nossos filhos.

Só pra matar a curiosidade, eu não me considero um bom vendedor.

Mas, já ouvi representantes comerciais afirmando o contrário, e recusei propostas de trabalho que envolva venda direta.

Agora se vou ser um bom publicitário, vou me esforçar, mas muito mesmo, pois me considero um ‘romântico’ na minha linha de atuação profissional, acredito no ‘fazer com amor’, e acredito que vou conseguir bons resultados.

Você que estiver lendo, por favor, comente, discorde, afinal, nada é absoluto, eu não sou dono da verdade, é meu ponto de vista, e é através do embate de ideias que surgem novos caminhos e soluções.

Ações

Information

2 responses

7 07 2009
Acauã Pyatã

Ja escrevi alguns artigos aqui também expondo minha visão mais lúdica acerca comunicação e da publicidade, e reforço o que o colega disse… A comunicação não é um instrumento de fazer dinheiro somente, muito mais do que isto. O estudante de comunicação SOCIAL deve ter em mente que mercado, formação mercadológica e seus derivados são apenas PARTE disso, e diga-se de passagem, uma PEQUENA PARTE, onde o principal foco na verdade é se formar um comunicólogo e publicitário que use a comunicação como elemento de transformação social, fazendo da comunicação a chave mestra para mudar o mundo das pessoas, e da propaganda, a ferramenta ideal para a difusão de idéias e conceitos que eleve as pessoas a voarem seus vôos mais altos.

7 07 2009
renan

Concordo com vc meu amigo, tem muita gente q acha q publicidade é feita apenas para vender e para enriquecer os empresários donos das marcas anunciadas, mas a maioria das pessoas não entendem q a publicidade é uma ferramenta q pod servir tanto para a venda de determinado produto/serviço como para divulgar causas, ideias, levantar bandeiras, e uma série de outros aspectos q não tem relação com o consumo de bens ou serviços.
Muito bom o artigo!!
Parabéns!!

Deixe um comentário

