Mitos: Eles existem?

30 06 2009

Mito: figura ou ser,(entidade), existente num mundo de fantasia, dotado de poderes sobrenaturais, que relacionam-se com os homens. É uma definição sobre o que é um mito.

jordanMas, o que tem a ver a definição de mito com a publicidade? será que tem a ver?
sou novo na área, mas acredito que os mitos estão sim , não só inseridos, como são utilizados em larga escala no meio publicitário. Não estou falando de Zeus, Arcanjos, ou fantasmas. Mas sim, de pessoas comuns, que tem um talento(ou não) incomum, e a publicidade resolve fazer uso deste talento para divulgar um produto, serviço ou ideia.

Por exemplo, Michael Jordan (mito vivo do basquete mundial) e Ronaldo(fenômeno do futebol, mesmo acima do peso), que tem contrato vitalício com a marca de materiais esportivos Nike. Qual deve ser a intenção, ao se firmar um contrato vitalício com esses ‘Mitos’? Bem, eles tem um talento verdadeiramente incomum, beirando a genialidade. Logo, quando um cliente vai numa loja que vende matérias esportivos, e depara-se com um tênis que é da mesma marca que o Michael Jordan usa, e vê outro, que o Jordan não usa, qual você acha que ele vai levar? E se for a chuteira do Ronaldo? agora pra falar do meio artístico, do mundo pop, não tem como não falar sobre Michael Jackson. Numa época que não tinha youtube, nem orkut, nem myspaces, nem internet, o cd engatinhava, quando as notícias não eram em tempo real, conseguir fazer o kakaálbum Thriller vender 100 milhões de cópias(isso mesmo, 100 milhões!), é mérito de quem?pergunta difícil não é, mas eu penso que foi a junção de muitos fatores, entre eles:

1-Havia um vazio no cenário americano e europeu, de algo inovador, seja na dança ou na música
2-Forma de divulgação de vídeo clipes
3-O cara tinha mesmo talento, e souberam explorar isso muito bem
4-Tanto Michael como seus produtores eram criativos, sempre procuravam algo inovador.

Agora, imaginem que Michael Jackson nunca tivesse existido, e os Jackson 5 entrassem no programa ídolos, ou coisa assim. Será que eles teriam hoje, o mesmo sucesso que tiveram na década de 70? Mas sem dúvida, ele tem status de mito. Hoje é comum artistas novos procurarem fazer coisas como o mito fazia, mas…falta talento! a principal prova da influência do trabalho artístico de Michael Jackson é o vídeo gravados por presos de uma cadeia nas Filipinas, em 2007.
Isso tem alguma coisa a ver com publicidade?claro né! uma obra ronaldoartística(música, dança, filme, clipe musical…)sendo boa, ajuda e muito na divulgação de quem a criou, tornando-a vendável e lucrativa.
Falando de esportes, porque o Kaká foi mais barato que o Cristiano Ronaldo, se o Kaká joga mais que o C. Ronaldo?
Marketing esportivo, algo ligado de forma intrínseca com a publicidade.
Mitos não existem. Mas pra divulgar um produto, ideia ou serviço, e fazê-lo ficar conhecido, pra publicidade mitos existem, afinal, é uma forma excelente de divulgação, e certeza de lucratividade.

Ramon

Hoje quem nos contempla com um artigo é o aluno Ramon Kenny, aluno da FAPAN (claro), turma CS1Q34 (Hydra), até a presente data do primeiro semestre do curso de CSPP. Esperamos contar com mais colaborações do colega e logo logo o teremos na staff d da redação deste blog.

Anúncios

Ações

Information

3 responses

30 06 2009
Acauã Pyatã

Em outras palavras… Mitos: Não existem, são apenas imagens irreais criadas com o fim de subsidiar algo que eu gosto de chamar de: conceito coletiva capital.

2 07 2009
Renan

Como não existem? e o Mussum forevis! rsrsr

2 07 2009
Acauã Pyatã

Ah mas os trapalhões são algo que transcende a mera indústria da mídia kkkkkkkkkk eles são os caras hauahua

Fazem parte da memória coletiva nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: