Um dos papeis da propaganda

2 05 2009

Bom pessoal já faz algum tempo que nem eu, tão pouco ninguém posta algo aqui, e já que me chamaram atenção por comentário (risos), decidi em fim tirar um tempo para poder continuar munindo de conteúdo este blog, desculpem pela demora em postar conteúdo.

Hoje o certame trata do papel da propaganda na construção de uma sociedade melhor. Muito se fala e se pensa acerca de publicidade e propaganda, e o que a maioria das vezes se discute é como promover um produto ou serviço, ou simplesmente algo institucional, como o comercial do Instituto MOVER contra obesidade infantil que carrega uma idéia/conceito, agora a questão é… a publicidade e a propaganda em si, tem alguma função real na dinâmica de soma para a construção de um ambiente social melhor? A resposta é: certamente.

O que muito se prega em nossas IES é a questão de fazer publicidade e propaganda simplesmente para fazer jorrar o $$$$, ou seja, mercado, mercado e mercado, contudo, é possível se ter mercado de forma inteligente, criativa e acima de tudo social. Ao se fazer um comercial da Quinta do Pescado dos Super Mercados Nazaré por exemplo, além de se botar uma enxurrada de coisinhas voando e piscando na tela, e funcionários com cara sínica dançando e cantando, poderia também se agregar elementos de instrução quanto as qualidades do peixe dentro de uma alimentação saudável. Calma! Tudo bem, eu sei que é um vídeo comercial, não estou dizendo para transformar ele em aula de nutrição, contudo inserir pequenos elementos rápidos, como por exemplo alguem falando: “além de saboroso você ainda economiza uns quilinhos”, criando uma relação entre um alimento saboroso, economia e algo que especialmente mulheres buscam que é emagrecer, isto promove melhoria de vida? Certamente e o mesmo vale para comerciais de desodorantes, escovas dentais, carros e etc…

A questão em si são as idéias que podem ser incutidas dentro do universo da propaganda, seja o cunho dela qual for, a fim de promover não somente o produto ou o serviço, mas também em rápidos momentos, que a mente capta de forma clara ou subliminar acredite, idéias e conceitos que agregam qualidade ao produto e ao consumidor.

Como futuros publicitários devemos evitar reinventar a roda, façam o que eu digo não o que eu faço, como no meu protótipo de comercial das Pilhas Pyatã (risos), que usei elementos mais do que batidos. Inovem! Sejam criativos! Promovam idéias e conceitos, pois é isto que acima de tudo irá dar identidade ao trabalho de vocês. Assim como na arte (aulas de teoria da comunicação) existe a questão da ressonância da áurea que ecoa de uma obra de arte única e irrepetível, na propaganda também ocorre algo similar, como por exemplo em uma propaganda campeã de um dos maiores prêmios de publicidade do mundo, somente o do Festival de Cannes. Vamos assistir ao vídeo:


O que podemos perceber neste comercial? Um simples vídeo institucional com uma musica de fundo tocante, uma criança bonitinha com um ato inocente que somente crianças consegue ter? Certamente não! O grande segredo deste vídeo todo está no final, incutido em uma única e curta frase dita por um narrado: “Non te pedimos mas, do que puedes dar”. É um comercial que ao seu fechamento deixa claro que o objetivo dele é arrecadar doações para o auxilio de crianças com câncer, contudo o que ressoa dele? O que a áurea dele nos traduz? Essa pergunta não irei responder por ela ser extremamente subjetiva, e por você mesmo(a) já ter a resposta uma vez que certamente você sentiu e captou a aura do vídeo e internalizou um conceito, e eu aposto um olho nisso, você já sabe a resposta.

Agora vamos a outro momento engraçado, o comercial de “Condoms” (camisinhas), algo que todos nos usamos bastante durante nosso cotidiano, creio que numa das melhores partes do nosso dia. Não liguem tanto pra questão engraçada do vídeo, mas percebam a áurea que além de cômica, é criativa.


Para ir arrematando, o jovem publicitário, principalmente nós que ainda somos estudantes devemos internalizar sempre a forma criativa, critica e com impacto humanístico a forma com que conduziremos nossos trabalhos e criaremos pelas que carregaram mais do que produtos e serviços, mas coisas e formas praticas que toquem as pessoas e a façam melhorar. Este é um dos papeis da propaganda criativa e consciente, não somente vender, o que é importante, mas acima de tudo, marcar cada um(a) que entre em contato com ela. É isso, obrigado pela companhia.

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2 responses

3 05 2009
Ricardo

É verdade inclusive tem a propaganda da TI(,aquela do Obama).Agente sabe que é pra vender o produto da multinacional,porém,não deixa de passar uma mensagem legal as pessoas.

3 05 2009
Ricardo

Da TIM

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