Vídeos universitários invadem Cine Olympia

15 04 2009

Notícia veiculada no site do Diário do Pará e no caderno Você do dia 14 de abril de 2009 (terça-feira).

Cena de 'O Poder da Maniva'. No filme, um turista nordestino passa mal e se joga na Baía do Guajará depois de comer maniçoba mal cozida no Ver-o-Peso.

Cena de 'O Poder da Maniva'. No filme, um turista nordestino passa mal e se joga na Baía do Guajará depois de comer maniçoba mal cozida no Ver-o-Peso.

Um paulista vem a Belém casar com uma paraense, mas em plena lua de mel demonstra impotência sexual. Diante do problema, é aconselhado a tomar o energético guaraná, caso contrário pode perder a mulher para o boto. A situação cômica é tema do curta-metragem ‘Guaraná’, que abre o I Univervideo 2009, Festival de Filmes produzidos por Universitários dos Cursos de Jornalismo e Publicidade de Belém. A mostra, que reúne doze vídeos, entre curtas e médias metragens, inicia hoje (14), às 18h30, no Cine Olympia e segue até o dia 22, sempre com entrada franca.

A ideia de ‘Guaraná’ surgiu de um trabalho interdisciplinar. “A turma foi dividida em grupos e cada um escreveu um roteiro, que seria filmado em seguida”, conta Lívia Magno, que na época era aluna do curso de publicidade e propaganda. “Tínhamos um paulista em nosso grupo de amigos e todo mundo dizia que eu tenho ‘cara’ de índia. Então decidimos criar algo em torno disso”, conta. Para dar um toque regional, o guaraná surgiu como possibilidade de salvar o tal casamento arruinado.

“Ficou tudo muito engraçado, tivemos uma repercussão que ninguém jamais imaginou. O mais legal é que os alunos participaram de todo o processo, do roteiro à edição das imagens”. Ela, que ajudou a escrever o o enredo, foi uma das protagonistas e auxiliou na edição do curta-metragem, agora pensa em fazer uma especialização na área de cinema e vídeo.

Mais do que servir de vitrine a um experimentalismo que quase nunca consegue romper os muros da universidade, o festival quer multiplicar interessados em mergulhar na arte cinematográfica. “A ideia é estimular o surgimento de novos roteiristas, atores, atrizes, diretores de fotografia… ostrar pra eles que isso é possível sim”, explica o videomaker e professor Jorge Vidal, um dos organizadores do I Univervideo.

Ele conta que o festival nasceu de sua própria experiência como professor, em sala de aula. “Não existe curso de Cinema em Belém, mas há entre muitos alunos de Comunicação a necessidade quase visceral de mergulhar no universo do audiovisual. Montar um set de filmagem, correr atrás de locação, cenário, fazer seleção de atores, ter contato com toda essa engrenagem para depois ver na tela o resultado final é um sonho realizado para muitos deles”, diz Vidal. Ele adianta que a ideia é realizar a segunda edição do festival no próximo semestre, em meados de outubro.

Além das doze produções universitárias em formato digital, durante os oito dias da mostra o público também verá na tela do Cine Olympia filmes que conseguiram notoriedade na cena audiovisual paraense. É o caso dos premiados ‘As Filhas da Chiquita’ e ‘Serra Pelada’, de Priscilla Brasil. Após ‘Guaraná’, a sessão desta terça exibirá ainda os curtas ‘O Pato Atropelado no Tucupi’, ‘A Menina das Meias Vermelhas’, ‘Bandeira 2’ e ‘Matinta Perera’.

Confira a programação completa:

Dias 14 e 15/04 – 1º programa (47 minutos)

Curta-metragem: “Guaraná” – 7’

Curta-metragem: “O Pato Atropelado no Tucupi” – 7’

Curta-metragem: “A Menina das Meias Vermelhas” – 7’

Curta-metragem:“Bandeira 2” – 7’

Média-metragem: “Matinta Perera”- 19’

Dias 16 e 17/04 – 2º programa (62 minutos)

Curta-metragem : “Bandeira 2” – 7’

Média-metragem: “Serra Pelada” – 55’

Dias 18 e 19/04 – 3º programa (67 minutos)

Curta-metragem : “Brinde” – 6’

Curta-metragem:“Quem agüenta tudo isso?” – 6’

Média-metragem : “As Filhas da Chiquita” – 55’

Dias 21 e 22/04 – 4º programa (46 minutos)

Curta-Metragem: “É Pupunha Tchê”  – 8’

Curta-Metraggem: “O Poder da Maniva” – 8’.

Curta-Metragem : “A Menina das Meias Vermelhas” – 7’

Média-Metragem : “O amor não tem sexo”- 23’

Fonte:

http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=38650

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: