Fatos e motivação

15 04 2009

Por Acauã Pyatã (CSPP – CS1P34 – Darwin – 1º Semestre – FAPAN)

Observando alguns detalhes acerca do comportamento e postura dos alunos de minha sala, acabei refletindo sobre a forma como muitas vezes se tem talento para o curso de comunicação social, com habilitação em publicidade e propaganda, mas muitas vezes logo no principio muitos destes talentos acabam tendo dificuldades para explodir em desempenho.

Antes de mais nada é muito importante definir certos detalhes acerca de nosso curso e futura profissão. Para quem por exemplo é jornalista, os quesitos principais para essa habilitação é a capacidade básica de manter o padrão do jornalismo, que é justamente o que faz a qualidade do mesmo, entendendo assim o padrão, como o determinante auge para um jornalista se projetar, contudo o mesmo não acontece em nossa habilitação, a publicidade e propaganda.

motivacaoA publicidade e propaganda justamente se vale de não ter e nem obedecer padrões em sua forma de se desenvolver, apenas nos elementos técnicos, para tal, admite-se que o aluno de nosso curso tem que desenvolver características como: criatividade, pró atividade, imaginação, compulsão por desafios, capacidade de ter idéias e acima de tudo, de efetivar idéias. A idéia é o que justamente movimenta o publicitário, as de nada valem idéias de você não tem a capacidade de efetiva-las, sendo mais útil o individuo que tem a capacidade de efetivar idéias alheias do que a de ter idéias e não as executar.

Nosso mercado de trabalho regional é extremamente exigente e seletivo, dai admite-se que devemos sempre estar em constante evolução dentro de nossa vida acadêmica. Muitas vezes alguns colegas me perguntam acerca de detalhes como por exemplo, como enriquecer o vocabulário ou desenvolver com fluidez um discurso em público, daí diga-se de passagem, o segredo já é antigo e consiste na leitura. E a criatividade? Na pratica. E as idéias? compartilhando as suas e absorvendo a dos outros para referencia.

Existem vezes que colegas de nosso curso acabam por desanimar, seja por broncas de professores, seja por acharem que os trabalhos e idéias dos demais alunos da sala são muito bons e as suas parecem tão simples, contudo, posso afirmar com bastante propriedade que por mais que pareça que você não está engajado naquilo e que você tenha se enganado quanto ao curso que escolheu, a verdade é que você pode estar redondamente enganado(a).  Eu costumo dizer, embora não saiba se isso é idéia minha ou se em algum momento ouvi em algum lugar que, muitas vezes a maior fonte de talento está onde menos se espera, ou seja em nós mesmos, afinal de contas é verdade que alguns de nossos colegas de curso e de turma tem aparentemente uma certa facilidade em domínio de público, de ter idéias, executa-las, ou até mesmo parecem ser preferidos pelos professores, e isso ocorre porque de fato certas pessoas tem facilidade natural para isto ou então em sua carga de vivencia adquiriram experiencia pratica o suficiente que possibilita-se as mesmas a estar nesse nível, mas o mais importante é que você saiba e tenha certeza, que seja dom inato ou não, não existe DOM ou TALENTO que não possa ser galgado, preiteado, igualado ou superado pela esforço, dedicação e pela força do pensamento.

Digo isto porque percebo que com o passar do tempo alguns colegas demotivacao2 turma, e porque não dizer também de curso acabam desanimando e abandonando uma perspectiva que poderia futuramente ser algo para eles surpreendente devido esses desencontros de idéias e pensamentos, visto que para alguns parece ser tão fácil e para outros tão difícil.

O que eu pessoalmente tenho a dizer para os colegas que de repente estejam passando por esta situação é que não desistam, se você sente que gosta de publicidade e propaganda, siga em frente, de a cara ao sol, sinta o sangue escorrer pela garganta, mas siga em frente, porque nunca ninguém estará habilitado(a) a definir até onde você pode chegar ou não. Se de repente você percebe que não é isto que você de fato quer, tudo bem vá atrás daquilo que vai te fazer feliz, contudo, se você quer mesmo ser publicitário(a), tenha em mente que tudo isto é apenas o principio de uma serie de desafios simples, onde você sempre deverá se superar em vários aspectos antes, durante e até mesmo depois do seu desenvolver profissional, onde o desafio maior acima motivacao3de tudo é superar e surpreender-se a si mesmo, sempre.

Ser estudante de comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda é sempre estar pronto para ser testado ate o seu limite, e transpor o limiar daquilo que definimos como maximo que podemos alcançar, porque nossa competência e saber é justamente este, sempre surpriender e ter grandes idéias, que rapidamente são superadas ou suplantadas por outras maiores ainda. Você gosta disso? Você quer isso? Você está disposto a isto? (risos), se você acha que sim, ou tem duvidas, então não peça para sair, pague para ver.

Agora vou dar algumas dicas que todo mundo já sabe, mas que vão ajudar muito num bom desenvolvimento dentro do nosso curso.

  • Tenha contato com tudo, não somente de publicidade mas com o todo, porque é justamente o todo que ira formar teu conhecimento geral e que determinara o sucesso do teu raciocínio e criação.

  • Leia bastante, pois somente assim você se munirá de subsídio teórico e enriquecerá seu vocabulário, podendo isto ser determinante na boa formação e fluirdes da tua oratória e expressão oral.

  • Não tenha medo de no principio copiar trabalhos ou técnicas de outros publicitários, fazendo outdoors parecidos ou coisa similar, procure sempre aprender com as boas idéias, dando teus toques, que com o tempo você começará a ter suas próprias “putas sacadas”.

  • Absorva o máximo de informações possíveis nas aulas, professores tem muito conhecimento e experiência para transferir para vocês, e as aulas SEMPRE serão a base de tudo, SEMPRE.

  • Acredite sempre em você, por mais que suas idéias pareçam mais simples que as dos colegas, isto de nada significa, afinal de contas o exercício leva boa pratica, que leva a experiência, que leva ao talento, que leva a excelência.

Bom eu poderia ainda falar um monte de outras coisas, mas o tamanho do artigo ja está mais do que saturando a leitura, por isso apenas digo que é isso ai pessoal. Dedico este artigo a todos os colegas da FAPAN que tem força e desejo de prosseguir mesmo que tudo pareça tão difícil e acima de tudo, disposição para encarar o desafio e bater de frente com seus próprios limites, sempre evoluindo. Abraços.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: