ERECOM: Inscrições na FAPAN e Oficinas

5 04 2009

logoereOlá pessoal, vamos ao que interessa!

Aos que ainda nem fazem idéia do que se trata o ERECOM, por favor clique aqui para ver o tópico especifico, e aos que ja sabem, agora vão as informações para que possa fazer suas incrições:

As inscrições irão ocorrer dia 07 do corrente mês aqui mesmo na FAPAN, a comissão de articulação enviou um mobilizador próprio deles para efetivarem esta inscrição. Tal representante estará pela parte da noite no anexo III ou na praça de alimentação recebendo e efetuando as inscrições para os alunos de comunicação social da nossa faculdade, e somente neste dia você poderá se inscrever na FAPAN para o evento, nos demais dias você deverá procurar um dos articuladores nas IES mais próximas ou ir até a UFPa para efetuar a inscrição.

O valor da inscrição para os estudantes da FAPAN que cumpriram o pré requisito de participar de dois pré encontros deveram pagar a taxa de inscrição de R$ 50,00 (cinqüenta reais), ja os estudantes que desejem participar e não participaram de dois pré encontros, pagaram a taxa de inscrição de R$ 60,00 (sessenta reais).  Mais informações acerca de valores de inscrição é so clicar aqui e conferir.

Agora apresento a vocês um bom atrativo para participarem do ERECOM, a relação de oficinas que qualquer um poderá participar, estando inscrito no evento:

1.     Palhaçaria (Clown)
Oficineiros: Haroldo França e Patrícia Zulu
Resumo: Em 4 horas de oficina, oferecemos ao aluno o mínimo de suporte teórico e prático para um desenvolvimento a nível básico da performance do palhaço, através de jogos, discussões, atividades individuais e coletivas.

2.     ArteMalabares: Desmarginalização e prática esportivo-social
Oficineiros: Yure Lee Almeida Martins e Ícaro Lua Almeida Martins
Resumo: Oficina de iniciação à pratica de arte malabares e debates para desmarginalização do artista de rua.

3.     Fotografia pinhole caixa de fósforo
Oficineira: Fabíola Corrêa
Resumo: A oficina consiste no aprendizado da construção de máquinas pinhole feitas de caixa de fósforo e sua utilização através de um simples mecanismo, tornando os alunos propagadores e incentivadores do método artesanal. O produto final é composto por imagens curiosas, com ares de pintura fotográfica.

4.     O fazer teatral
Oficineira: Wellingta Macêdo
Resumo: A oficina visa apresentar aos participantes, através de jogos teatrais e exercícios de respiração e voz, noções básicas do fazer teatral.

5.     Jornalismo Literário
Oficineira: Yorranna Oliveira
Resumo: “Nós escolhemos o ofício de contar a história contemporânea do país. Aceitamos essa responsabilidade. O que fazemos transforma-se em documento. Então, não temos opção: precisamos contar direito.” (Brum, 275).
Jornalistas Literários praticam isso todos os dias. A oficina, portanto, serve para apresentar como nós, profissionais e estudantes, podemos fazer também.

6.     Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Oficineiro: Kemil Ney Cardoso Rodrigues
Resumo: A oficina vai ensinar noções de comunicação não-verbal através de mímicas e gestos, para que os participantes possam sair da oficina aptos a estabelecer comunicação não-verbal através das libras.

7.    Blogs: Difusão de idéias, expressão de conteúdo
Oficineiro: Acauã Pyatã
Resumo: “Blogs: Difusão de idéias, expressão de conteúdo” traz a proposta de como iniciar de forma simples e prática a produção de idéias e sua difusão através de Blogs. Trabalharemos criação, produção e promoção, desmistificando a complexidade para iniciantes, e ratificando a possibilidade de constante evolução para já praticantes no uso desta ferramenta. Bem vindo a Blogosfera.

8.     Noções de fotografia digital
Oficineira: Shamara Fragoso
Resumo: A oficina “Noções de fotografia digital” abordará algumas noções de como operar a câmera fotográfica digital, dando ênfase à utilização do equipamento no modo manual, em contraposição ao modo automático que limita as possibilidades de uso da luz.

9.  Serigrafia
Oficineira: Lana Karla Magno
Resumo: A oficina tem o propósito de apresentar os passo a passo da serigrafia, desde a criação das imagens até a sua impressão; passando pela montagem e preparação das telas.

10.  Intervenção Urbana, a arte e cidade na cena contemporânea
Oficineiro: Filipe Almeida
Resumo: A oficina visa disseminar a idéia da intervenção urbana em todos os sentidos. Provocar o olhar para o espaço urbano como uma grande instalação performática espontânea e mutável, a fim de compreendê-lo como circuito de intervenção artística e aguçar a criatividade quanto a sua utilização para fins ideológicos.

11.  Radiojornalismo na web
Oficineiro: Rodney Silva Mendes, Rafael Arrais, Danilo Fernandes e Ronald Campos (UFMA/Maranhão)
Resumo: Apresentaremos o cotidiano de uma central de radiojornalismo, exercitando a pratica de hipertexto e locução de rádio.

12.  Como montar uma Rádio Web
Oficineiro: Cadu Cantanhede (CMI/Maranhão)
Resumo: A oficina pretende incentivar e fomentar o acesso aos meios livres, utilizando a internet como ferramenta fundamental para a difusão de rádios, como é o caso das rádios web. Pretende também, transmitir noções de midiativismo e ensinar como montar uma rádio web, da teoria à prática.

13. Teatro do Oprimido
Oficineira; Camila Chaves Ferreira (UFMA/Maranhão)
Resumo: A partir da aplicação de exercícios, jogos e técnicas de TO, o produto desta oficina será uma cena de Teatro Fórum que será apresentada durante o Erecom. O objetivo desta atividade é fazer com que as/os participantes do encontro busquem, através do diálogo, do teatro e do protagonismo, propostas de transformação de uma determinada realidade.

14.  Reciclando e reutilizando
Oficineira: May Murbach (FAP/Pará)
Resumo: A oficina pretende reutilizar materiais recicláveis – garrafas PET, sacos plásticos e retalhos de tecido – para produzir artigos como pulseiras, chaveiros com toy art e swing poi (malabares).

Swing Poi
Oficineira: Sarah Lindsay e Tieza Cutrin
A oficina é focada no tema: Arte e malabarismo. Entretanto irá abordar somente uma modalidade do malabarismo, o swing poi. Será oferecido aos participantes um módulo para iniciantes, para que todos possam acompanhar mesmo aqueles que não possuem noção da arte.

MINI -CURSO

O Híbrido e o Insólito em Cena: O Cinema Pós-Moderno Contemporâneo
Oficineiro: Enderson Geraldo de Souza Oliveira
Resumo: Este trabalho traça um panorama das características do Pós-Modernismo que podem ser percebidas em vários filmes (estadunidenses, europeus, brasileiros ou mesmo curtas-metragens paraenses). A partir daí, estabelece-se relações de tais películas com a chamada “Era Pós-Moderna”, sendo produtos não só estéticos e comerciais, mas também das inquietações psicossociais que afetam o indivíduo.

Fonte:

Anúncios

Ações

Information

One response

7 04 2009
Marco Lívio

Rapá num posso perder a oficina do nosso mascote oficial buddy poke!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: