ENECOS e estudantes de comunicação social em mobilização contra efeitos da crise econômica

30 03 2009

O Galo foi informado e estava la para registrar e trazer a notícia até você. Por Acauã Pyatã.

dsc01886Hoje, dia 30 de maio saiu do CAM, em frente a Basílica de Nazaré um ato público de manifesto de várias frentes sociais que contou com a participação da Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social – ENECOS, que mobilizou centros acadêmicos, diretórios centrais de estudantes e alunos do curso de comunicação social das várias IES de nossa cidade, para se somarem as centenas de universitários, professores, auxiliares administrativos, servidores da saúde, funcionários federais e estaduais e outras frentes politicas e sindicais contra os efeitos sofridos por estas classes pela crise econômica. O ato percorreu toda a extensão da Av. Nazaré até chegar na prefeitura de Belém nas imediações do Ver-o-Peso, onde representantes das diversas classes envolvidas, até meio dia se reunião com o prefeito Duciomar Costa para discussão dos temas.

De acordo com Felipe, aluno de comunicação social de uma das IES da cidade, e representante regional da ENECOS, os efeitos da crise econômica tem afetado bastantes todos nós, estudantes da rede privada de ensino superior, pois ainda relata ele, que em algumas instituições tem havido corte de descontos, redução do do numero de bolsas, cancelamento do lanche para alunos bolsistas e outras medidas que vem afetar diretamente a comunidade acadêmica das instituições. Felipe relata que a ENECOS juntamente com demais frentes estudantis está unida as frentes de protesto que vem justamente a somar forças contra tais efeitos da crise, e também afirma que é de fundamental importância a união dos estudantes das IES particulares, por dividirmos as mesmas problemáticas como as já citadas, dsc01887somadas ainda as que referem a um nível maior, como a proposta que tramita no senado de haverem cotas para meia entrada em cinemas, teatros e boates, onde apenas 40% das entradas seriam reservadas para estudantes secundaristas e terciaristas, tema este que gerou o movimento “Vamos a Luta”, que tem como mote “Meu direito não abro mão!”, que leva a luta contra a cota de meias entradas a nível nacional. Junto nesta luta também encontram-se estudantes das instituições públicas, que embora não sofram os efeitos da crise econômica como os estudantes de instituições particulares, se vêem ameaçados pelas cotas de meia entrada e outros problemas característicos a seu meio acadêmico, como relata um aluno da universidade federal que não será identificado:

Estamos neste exato momento, realizando um manifesto na federal para lutar contra a forma arbitrária com que são escolhidos os reitores e coordenadores de curso. Passamos um bom tempo lutando contra as cotas injustas onde estudantes e auxiliares administrativos tinham a menor porcentagem de votos na eleição de nossos diretores, agora, inventaram a lista tríplice, onde a instituição encaminha para o MEC as listas dos 03 mais votados, e lá o resultado é homologado e determinado o vencedor.

A pessoa que está indicada para se empossada no cargo não foi a mais votada, ela apenas supostamente ganhou a eleição porque obedece a interesses políticos dentro da instituição, ou seja, uma candidata da situação, que não privilegia os estudantes, mas sim classes politicas. A dsc01892policia federal vem promovendo represarias para que não nos manifestemos, mas iremos lutar.”

A ENECOS, orgão de militância e luta pelos direitos dos estudantes de comunicação social ratifica seu apoio e luta junto a esses movimentos estudantis, a fim de possibilitar melhoras nas condições de estudo e ensino, tendo cada estudante de comunicação, independente da habilitação, como futuros comunicólogos, anunciar e agir frente a estes ditos efeitos da crise econômica em cima da comunidade acadêmica e social.

Gravei um pequeno discurso do Felipe da ENECOS com exclusividade para nosso blog. A partir de agora vocês poderão ouvir o manifesto através de um vídeo feito com o próprio Felipe nesta manhã.

Clique aqui para assistir

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: