Propaganda pra dentro da cabeça

12 03 2009

Por Acauã Pyatã,

Muitas vezes o público tem a mania de automaticamente relacionar a publicidade e propaganda mais com elementos comerciais do que com outras formas de exposição, mas nós como estudantes de comunicação social, habilitados para publicidade e propaganda, sabemos que existe na propaganda muito mais que simplesmente a exposição de um produto ou serviço. Existem propagandas que carregam verdadeiros “life style’s”, ou simplesmente tem apenas o objetivo de difundir uma informação ou idéia, e esses anúncios geralmente ganham um sentido mais institucional, como por exemplo as campanhas da APAE-PA, ou aquelas brilhantemente produzidas relacionadas a portadores de necessidades especiais, contra o alcoolismo ou até mesmo, em campanhas contra o sexo inseguro.

Nesse verdadeiro mar de informações existem anúncios que são verdadeiras obras de arte, que mostram o verdadeiro poder da propaganda como elemento de formação de conceitos, não somente para o consumo, ou para a aquisição de bens e serviços, mas principalmente para o social, difundindo idéias e incentivando comportamentos que visam a melhoria do ser humano, não estando estes anúncios relacionados a questões comerciais.

Imagine um produto a ser exposto, difundido, e vendido. Um produto que está disponível a todos nós diariamente, que não custa simplesmente nenhum centavo, ah não ser a força de vontade, que é distribuído de graça, a tantos quantos quiserem, e todo dia é deixado para você dentro de sua casa, no seu trabalho, dentro do carro e em todo canto onde você vá, isto são idéias, conceitos e incentivos da forma de pensamento. Muitas vezes pessoas tem esses produtos a sua disposição, algumas fazem uso dele e outras não, as que fazem uso, reagem de variadas forma a utilização dele. Idéias, conceitos e comportamentos! Como vender isto o público? Ao consumidor?

Eu acredito que esta seja uma questão que assombra muitos publicitários e principalmente muitos estudantes como eu de publicidade e propaganda, principalmente partindo do pressuposto de que, dominar esta habilidade define simplesmente o sucesso da campanha que vá se produzir ou anuncio uma vez que ela é empregada de forma comercial ou não, e é muito importante sempre ter em mente e vislumbrar as infinitas possibilidades que podem ser geradas, não somente para o consumo, mas também para a melhoria coletiva e social através da força do pensamento, algo que pode ser sim muito incentivado pela propaganda de forma positiva.

Eu selecionei dois comerciais para TV que achei muito interessantes, ambos não foram produzidos aqui, o primeiro é de uma agência de Londres, acerca do desarmamento, e o segundo vídeo é uma campanha desenvolvida em Paris para combate do HIV, ambas muito interessantes e brilhantes, que estão aqui disponíveis agora para que todos nós possamos acrescentar estas idéias brilhantes ao nosso portfólio pessoal para futuras referencias. Até o próximo artigo!

Anúncios

Ações

Information

One response

12 03 2009
Jr Mesquita

mto loko o vídeo da bala! lembra um clipe do korn (freak on a leash)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: