ERECOM 2009 em Belém!!! (17 a 21 de Abril de 2009)

6 03 2009
cartazpranet

A

definição mais comum para o termo inclusão digital é a de democratização do acesso às tecnologias da Informação e comunicação, que permita a inserção de todos na sociedade da informação. Contudo, a inclusão digital não se restringe ao uso de um computador conectado à internet. No Brasil, entidades como a Rede de Informações do Terceiro Setor e as ONGs Sociedade Digital e Dawn Brasil defendem a idéia de que não há possibilidade de implementar a tecnologia digital na sociedade sem que haja uma planificação mais ampla, envolvendo outros setores também determinantes, como saúde, educação, habitação e saneamento básico.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, apenas 11% das residências paraenses possuem computador. Neste contexto, qual o papel das políticas públicas de inclusão digital? Tais políticas têm, de fato, capacitado a população a compreender, assimilar e utilizar todo o potencial dos recursos e serviços disponíveis na rede?
Esses questionamentos serão levantados durante a mesa redonda “Políticas Públicas de inclusão digital”, que acontece neste sábado (7), às 17h, no Memorial dos Povos. O evento é uma prévia do Erecom. Participam da mesa a professora Rosane Steinbrenner, da Faculdade de Comunicação da UFPA, e a coordenadora dos infocentros do programa Navegapará, Milene Lauande.
A entrada é franca. Ainda serão realizados outros dois pré-Erecom, nos dias 17/03 e 10/04. Para confirmar a inscrição no encontro regional, os interessados devem participar de pelo menos dois eventos preparativos.

Pra que serve o Erecom?

Serve para tirar a nós, estudantes, do aconchego dos nossos lares e para que, durante cinco dias, possamos freqüentar um espaço livre de opressões de gênero, etnia, classe social. No Erê, nós temos a chance de vislumbrar o papel que os meios de comunicação exercem em diferentes níveis da sociedade, além de entrarmos em contato com uma miscelânea de novas idéias de transformação coletiva e individual.

Quem organiza?

Quem organiza o Erecom é o Coletivo Paraense dos Estudantes de Comunicação Social. O nome é grande, mas o coletivo é uma coisa bem simples: um grupo de aproximadamente 50 estudantes de cinco diferentes escolas de Belém (UFPA, Unama, Fap, Feapa e Iesam) que está em fase embrionária. O Erecom é nossa primeira grande ação, rumo à reestruturação da Regional Norte da Enecos!

Como posso ajudar na construção do Erê?

Como encontrista você poderá apresentar trabalhos acadêmicos ou artísticos, ministrar oficinas e palestras, organizar atos etc.

Quem mora no Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima pode divulgar o Erê na sua faculdade (cidade, estado), e pode se tornar um dos nossos mobilizadores regionais.

Como faço para me inscrever?

Para você que mora em Belém é preciso passar pelos pré-Erês para garantir a sua participação, pois o encontro terá vagas limitadas. Além de aproximar a comissão organizadora do público interessado em participar do ERECOM, é nos prés que os estudantes conhecem a proposta do encontro e as áreas de atuação da Enecos.

Em belém serão 03 Pré-Erês:

Políticas públicas de inclusão digital

Dia: 07/03

Hora: 17h

Local: Memorial dos Povos

Mídia Alternativa e Movimentos Sociais

Dia: 21/03

Hora: 18h

Local: Memorial dos Povos

Novas Mídias e Propriedade Intelectual

Dia: 28/03

Hora: 17h

Local: Memorial dos Povos

A entrada para estas rodas redondas é franca, e para se inscrever no evento principal é necessário participar de pelo menos 02 (duas) mesas redondas destas acima.

Inscrições

As incrições começaram a partir do dia 21 de março, a partir do segundo Pré-Erê, informações de como reliza-la será dada nos 03 (três) eventos. Também de acordo com o informado, as inscrições para estudantes da capital Paraense seram feitas no momento do evento com o pagamento da taxa no ato da inscrição.

Para estudantes de Belém, o valor da inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Também é possivel fazer a inscrição de trabalhos avulsos para o evento. Para maiores informações acerca do evento, por favor visitar o site e o blog oficial do evento nos link’s abaixo:

Site: http://www.erecom.ufpa.br/

Blog: http://erecom2009.blogspot.com/

Continue acompanhando este post pois brevemente teremos novas informações.

Fontes de informação: Site e blog oficiais do evento.


Ações

Information

Deixe um comentário